MAPA DE JUAN DE LA COSA - 1500
Juan de La Cosa, um cartógrafo espanhol, explorador e conquistador, fez vários mapas dos quais o único sobrevivente é o Mapa Mundi de 1500. É a primeira representação cartográfica europeia conhecida das Américas.
Este mapa é um dos mais preciosos da época dos descobrimentos. Foi elaborado pelo navegador e cosmógrafo espanhol Juan de la Cosa (1460-1510). Ele participou da primeira (1492) e da segunda expedição de Colombo, bem como da expedição de Alonso de Ojeda, em 1499. Em 1500, após seu regresso, começou a confeccionar seu famoso mapa-múndi.
Abaixo da ilustração de São Cristóvão, escreveu: Juan de la cosa la fizo en el puerto de S: ma en año de 1500 (Juan de la Cosa o fez no porto de Santa Maria no ano de 1500). Posteriormente, Juan de la Cosa fez outras viagens. Seu mapa foi sendo atualizado, com novas descobertas, até por volta de 1508. Registrou as descobertas de Colombo, Cabral, Caboto e Vasco da Gama.O mapa foi elaborado em uma época de revolução nos entendimentos da geografia do Planeta. Em 1500, ainda não se concebia a existência do oceano Pacífico. Nos primeiros anos do século XVI, a América era entendida, por quase todo mundo, como uma extensão da Ásia. Assim, as feições da costa americana era uma adaptação do que se conhecia do leste asiático. O Brasil foi muito confundido com a Austrália.
Esse mapa foi manuscrito em couro de boi e mede 96 x 183 cm. Foi encontrado, em 1832, em uma loja de Paris, pelo Barão Charles Athanase Walckenaer. Em 1853, após sua morte, o mapa foi adquirido pela Espanha. Está atualmente no Museo Naval de Madrid.