LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - 1526
Este mapa foi elaborado, em 1526, pelo Cartógrafo Diogo Alvarez, que retratou o litoral gaúcho, delineando a fronteira marítima. Nestes trabalhos, identifica-se a preocupação em caracterizar os pontos de referência entre Rio de Janeiro, Santos e Rio da Prata.
Os trabalhos cartográficos desta época já apresentavam os topônimos básicos do RS, como o rio Mampituba, a foz do rio Tramandaí, a barra do Rio Grande e o rio Martin Afonso de Souza (Barra do Chuí). Este mapa pertence ao acervo da Biblioteca de Lisboa, em Portugal.
Nota-se no mapa a identificação das características litorâneas, como a cidade do Rio de Janeiro-RJ, a baia da Ilha Grande-RJ, Santos-SP, São Vicente-SP, Paranaguá-PR, Ilha de Santa Catarina-SC, Rio Grande de São Pedro-RS, Rio de Martin Afonso de Souza (Chuí-RS), Rio da Prata e Colônia de Sacramento. Identifica-se ainda a Laguna dos Patos (no mapa sem descrição). Observam-se, também as características temáticas de representação da vegetação, como árvores do tipo pinus desenhadas na região da campanha, e o relevo representado pelos contornos de morros por todo o interior do continente.