Ir direto para menu de acessibilidade.
Mapas

PLANISFÉRIO OVAL DE ROSSELLI - 1508

imagem sem descrição.

Apresenta-se aqui o Planisfério Oval do florentino Francesco di Lorenzo Rosselli (c.1445-1513), gravado em lâmina de cobre, cerca de 1507 ou 1508. Rosselli representou a Terra Nova (Canadá) como uma extensão da Ásia. A Terra de Santa Cruz (Novo Mundo) está próxima da costa da Ásia. As Antilhas estão perto do Japão. A representação da Antártica é considerada hipotética.

Francesco Rosselli era membro de uma respeitada família de artesãos de Florença, que tinha uma casa para produção de mapas e ilustrações. Rosselli gravou, por exemplo, o Planisfério de Contarini, de 1506. Rosselli inovou nessa projeção oval e também foi o autor de outro planisfério, por volta da mesma época. São conhecidas quatro exemplares desse Planisfério Oval de Rosselli (com pequenas diferenças): Um se encontra no National Maritime Museum, em Londres, outro na Biblioteca Nazionale Centrale, em Florença, outro na Bibliothèque de Zwickau Ratsschulbibliothek e outro na Arthur Holzheimer collection, Chicago.

registrado em: ,